Seguidores , CLICK EM JOIN THIS SITE

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PEVIDE / INFLAMAÇÃO DA LINGUA

CAUSAS : diversas doenças que obrigam a ave a respirar de boca aberta ( secura ) , ferida na língua inflamada ou invadida por uma micose .
SINTOMAS: escamas ou placas esbranquiçadas sobre a lingua , aftas.
TRATAMENTO : casos benignos : untar as pústulas com azeite ou glicerina . De um modo geral , tratar as feridas com uma solução a 10% de clorato de potássio ou com glicerina iodada .
Isolar a ave doente , desinfectar a gaiola .
Em caso de gosma verdadeira ( glossite ) a lingua acaba por ficar completamente  coberta por uma placa dura : solta-se essa placa com uma agulha fina passada pela chama e trata-se a língua com cloreto de potássio , assim que uma ave começa a respirar com o bico aberto , é bom untar-lhe a lingua  com glicerina  ou azeite para evitar que seque .
MYCOSTATIN :  na falta dos produtos acima descritos  colocar  2 gotas para cada 10ml de agua durante 7 dias 2 dias de vitaminas e mais 7 dias de mycostatin , e durante os primeiros 7 dias coloca de manhã e a noite uma gota directa de mycostatin em cima da lingua , convêm administrar uma alimentaçao a base de verduras ou outra( papas, couscous , ovo cozido etc ) porque  devido a pelicula que a ave tem na lingua tem dificuldade em descascar as sementes , deve-se tambem de utilizar ivermectina a 12% um gota na nuca e repetir ao fim de oito dias e voltar a repetir novamente passados 21 dias.

Autor - Filipe Rosa Copyright © 2011 FILIPE ROSA Direitos reservados. Nenhuma parte deste blog pode ser usada, apresentada, reproduzida, publicada ou transmitida no seu todo ou em parte, em qualquer forma sem permissão prévia de FILIPE ROSA.

Sem comentários:

Enviar um comentário